Risco de viagens prolongadas e TEV

Fonte da figura: G1

Projeto de lei prevê que empresa de transporte informe sobre tromboembolismo venoso - TEV! 

Aprovado por comissão do Senado, ele pode seguir a sanção presidencial.

TEV pode aparecer durante viagens mais longas.

Projeto de lei aprovado pelo Senado nesta quarta-feira, 21 de novembro, pode obrigar empresas de transporte coletivo a orientar passageiros sobre medidas a serem adotadas durante as viagens para evitar a trombose venosa profunda, que é causada pela formação de coágulos nas veias, de acordo com informações da Agência Senado.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou a proposta em decisão terminativa. Se não houver recurso para levar o projeto a votação em plenário, ele poderá seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff. O texto inicial é do agora ex-deputado Ciro Pedrosa (PV-MG).

Todos contra TEV nas redes sociais!

Participe compartilhando as informações de prevenção da TEV!
Siga no twitter @todoscontraTEV, curta no facebook a página Todos contra TEV

Hospital Meridional é Safety Zone


Comissão de Prevenção de fenômenos tromboembólicos faz campanha “Todos contra TEV”

Neste mês de novembro, o Hospital Meridional completa dois anos da implantação do Protocolo de prevenção de fenômenos tromboembólicos. O Tromboembolismo venoso ou TEV se dá pela formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo. A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, por um trauma ou infecção e também pela lentidão ou parada do fluxo sanguíneo em determinado ponto do vaso.

 Para enfatizar a importância da prevenção e tratamento da trombose, a comissão responsável – formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos – realiza na semana entre 26 e 30 de novembro ações educativas para a assistência hospitalar e pacientes, com orientações e distribuição de panfletos e adesivos.

De acordo com o médico da qualidade do Comitê de Qualidade do Hospital Meridional e anestesiologista, Dr. Pablo Gusman, o objetivo da campanha, em parceria com o Laboratório Sanofi para o programa TEV Safety Zone, é “alertar a sociedade para conhecimento da prevenção e dos sintomas do tromboembolismo venoso”.O trabalho em conjunto com a Sanofi permitiu que o Meridional se tornasse referência nacional no combate aos casos de trombose. Para prevenir o risco de TEV, o Meridional realiza a classificação do risco dos pacientes e faz a profilaxia com medicamentos, além de ações não-farmacológicas. Dessa forma, o hospital garante a recuperação do paciente antes e após uma cirurgia de médio ou grande porte ou mesmo em internações clínicas. A campanha acontece também nas redes sociais por meio do twitter (@todoscontraTEV), blog (www.todoscontratev.com) e da página do facebook (Todos contra TEV).

Participe divulgando e compartilhando as informações! 

Trombose! Saiba como prevenir!

Previna-se de trombose em voos de longa duração


Mantenha uma boa circulação sanguínea durante voos de longa duração

Alongamentos e hidratação ajudam na prevenção da formação de coágulos e trombose durante sua viagem

A falta de mobilidade em longos voos favorece a formação de coágulos nas veias das pernas (trombose venosa profunda). Estes coágulos podem ser deslocados pela circulação, indo invariavelmente parar nos pulmões (embolia pulmonar). Caso o volume de coágulos que chega aos pulmões seja muito grande, a oxigenação do sangue pode ser dramaticamente prejudicada e até mesmo interrompida e levar à morte.
Para combater esse problema que pode levar a morte, existem algumas medidas simples que são essenciais para evitar a trombose venosa associada a vôos longos. Leia abaixo:

Hidrate-se: Beba água e sucos regularmente. Quando você está bem hidratado é como se estivesse diluindo o sangue. Este se torna menos viscoso, diminuindo o risco de trombose.

Evite bebidas alcoólicas e café em excesso: Ambos ajudam na desidratação do corpo com o efeito inverso ao desejado para prevenção.

Movimente-se: Não fique na poltrona o voo inteiro. É muito importante que você ande pelos corredores a cada duas horas, ativando os músculos das pernas e assim beneficiando a circulação sanguínea. Evite o uso de medicamentos que produzem sono e faça com que você fique parada no seu assento.

Exercite-se: Mesmo sentado você pode estimular sua circulação por meio de exercícios simples: contraia e relaxe os dedos dos pés, como se estivesse tentando pegar algo com eles. Levante os pés do chão alternadamente (uma perna de cada vez). Fique na ponta dos pés alternadamente. Faça dez repetições de cada um desses exercícios a cada hora. 

Meias elásticas: São meias bastante úteis na compressão das veias das pernas, promovendo melhora na circulação. Mas não as use sem antes procurar a orientação de um cirurgião vascular. A escolha de modelos inadequados ou o mau uso das meias elásticas podem ser prejudiciais.

Medicamentos: Apenas em situações extremas é necessário o uso de medicamentos anticoagulantes para prevenir a Síndrome da Classe Econômica, característica de passageiros que viajam por longas distâncias e em pequeno espaço nos assentos. E estes devem ser obviamente prescritos por um médico. É extremamente desaconselhável o uso destes medicamentos sem a devida orientação médica, pois podem ter efeitos colaterais fatais.  

Aproveite sua viagem e siga as orientações para que você volte com saúde e segurança.
Fonte:
http://www.minhavida.com.br/
http://www.trombose.com.br/