Neste mês de novembro, o Hospital Meridional completa dois anos da implantação do Protocolo de prevenção de fenômenos tromboembólicos. O Tromboembolismo venoso ou TEV se dá pela formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo. A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, por um trauma ou infecção e também pela lentidão ou parada do fluxo sanguíneo em determinado ponto do vaso.
Para enfatizar a importância da prevenção e tratamento da trombose, a comissão responsável – formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos – realiza na semana entre 26 e 30 de novembro ações educativas para a assistência hospitalar e pacientes, com orientações e distribuição de panfletos e adesivos.
De acordo com o médico da qualidade do Comitê de Qualidade do Hospital Meridional e anestesiologista, Dr. Pablo Gusman, o objetivo da campanha, em parceria com o Laboratório Sanofi para o programa TEV Safety Zone, é “alertar a sociedade para conhecimento da prevenção e dos sintomas do tromboembolismo venoso”.O trabalho em conjunto com a Sanofi permitiu que o Meridional se tornasse referência nacional no combate aos casos de trombose. Para prevenir o risco de TEV, o Meridional realiza a classificação do risco dos pacientes e faz a profilaxia com medicamentos, além de ações não-farmacológicas. Dessa forma, o hospital garante a recuperação do paciente antes e após uma cirurgia de médio ou grande porte ou mesmo em internações clínicas. A campanha acontece também nas redes sociais por meio do twitter (@todoscontraTEV), blog (www.todoscontratev.com) e da página do facebook (Todos contra TEV).
Participe divulgando e compartilhando as informações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário