O Programa Brasileiro de Segurança do Paciente é uma iniciativa destinada a criar uma mudança fundamental na cultura dos hospitais participantes. Usando uma abordagem que combina componentes de movimentos sociais e os aspectos de melhoria dos serviços.
A visão de longo prazo do programa é criar a mentalidade de "não danos evitável".
O Programa centrou-se na implementação de intervenções clínicas criticas e com forte consistência em evidencias científicas e nas ações das lideranças para a segurança.
A meta é “salvar vidas e evitar danos aos pacientes”, o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente reproduz, no país, as conquistas já obtidas em outros programas internacionais, mas com um grande diferencial tornar-se a única plataforma de banco de dados nacional (Núcleo Epidemiológico Integrado) sobre informações estruturadas de qualidade e segurança do paciente.
O objetivo central do Programa, é promover uma rede de informações e comunicação entre os Hospitais Multiplicadores e Integrantes para troca de experiências, disseminação das melhores práticas, estruturação de protocolos baseados nas melhores práticas relacionados à qualidade e segurança do paciente e promover a capacitação das equipes multidisciplinares. Estas ações serão realizadas através de uma plataforma webservice que facilitará a comunicação em todo o território nacional e internacional, criando um canal de comunicação aberto com todos os integrantes.
Vale a visita pelo site: Segurança do Paciente