O Tromboembolismo Venoso (TEV), nas suas apresentações mais frequentes, Trombose Venosa Profunda (TVP) e Embolia Pulmonar (EP) é uma complicação que pode ocorrer, durante ou após a hospitalização, tanto no doente médico como cirúrgico.
Constitui um importante problema de saúde pública, pelo seu impacto em termos de morbilidade, mortalidade, custos e consumo de recursos. A prevenção do TEV é uma das medidas com maior custo/eficácia da prática médica, razão pela qual a elaboração de programas para a sua prevenção constitui uma recomendação comum a todos os organismos internacionais responsáveis pela avaliação da qualidade das instituições de saúde.
Foi há mais de 50 anos que foi publicado o primeiro estudo mostrando que o tromboembolismo sintomático e fatal poderia ser reduzido com o uso de tromboprofilaxia. O TEV e as suas consequências no doente com cancro têm merecido, por parte das sociedades científicas que se interessam pela oncologia, a maior atenção.
Esta iniciativa pretende constituir um ponto de partida para a construção de uma política de tromboprofilaxia institucional que se harmonize com as recomendações publicadas nacional e internacionalmente.
Consulte aqui o programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário